quarta-feira, 6 de março de 2019

Lupita Nyong'o

Hey guys, people and you, trouxe um post sobre uma SUPER atriz para o projeto Mês da Mulher, no qual seleciono 4 mulheres que serão postados durante todo o mês de março, que por um acaso, é o mês de aniversario do blog. Mas vale ressaltar, que todas somos importantes, independente das crenças, formas, cores e situação financeira da qual vivemos, todas somos especiais e capazes de fazer tudo o que quisermos.
Este é o segundo ano do projeto, tendo, Demi Lovato, Angelina Jolie, Nicole Kidman e Jennifer Lawrence em 2018.

3 Dicas

  1. Star Wars
  2. Pantera Negra
  3. Linda

Lupita Nyong’o

Lupita Amondi Nyong’o
36 anos (1 de março de 1983)
Atriz queniana-mexicana

Bom, a musa nasceu na Cidade do México, tendo os pais cidadões quenianos. A família havia deixado o Quênia na década de 1980, por conflitos internos no país porém, antes da musa completar um ano, a família voltou ao Quênia, já que o pai de Lupita (Peter), havia conseguido uma vaga para lecionar na Faculdade de Nairóbi, uma das maiores do país.

A carreira da atriz começou quando ela tinha por volta dos 14 anos, quando deu vida à Julieta no romance, ‘Romeu e Julieta’ de William Shakespeare (ela também aturou, em diversas produções escolares). Não poderia esquecer que pouco tempo depois, a musa voltou ao México para aprender espanhol. Vale lembrar que, Lupita é poliglota, ou seja, fala no mínimo 4 línguas sendo elas, espanhol, inglês, swahili (língua oficial no Quênia) e luo (língua falada pelo povo luo, do qual Lupita é descendente).

Em 2001, a Power Girl recebeu seu diploma IB, que seria um Bacharelado Internacional, uma qualificação aceita para Ensino Superior reconhecida em varios países. Então, Lupita foi para os Estados Unidos, onde recebeu seu diploma em cinema e teatro, depois de cursar na Hampshire College. Bom, a carreira da atriz não começou exatamente em frente as telas, e sim por trás delas, participando da equipe de produção de diversos filmes como ‘O Jardineiro Fiel’ estrelado por Rachel Weisz e Ralph Fiennes, que a incentivou à seguir carreira. Vale lembrar que Oprah Winfrey, também foi uma grande inspiração para a queniana.

Em 2008, Lupita Nyong’o finalmente, estrelou nas câmeras com o curta metragem, ‘East River’. Ainda em 2008, a atriz voltou ao Quênia para participar do elenco principal como Ayisa, da série queniana ‘Shuga’ que trata de assuntos importantes como HIV. No ano seguinte (2009), a musa escreveu e dirigiu o documentário ‘In My Genes’ que trata sobre a descriminação com pessoas albinas (extremamente brancas, por falta de pigmento no corpo, causado por falta de algumas enzimas), na África.

Meus xuxus, a musa voltou a estudar realizando o mestrado na Faculdade de Teatro de Yale, onde participou de varias produções estudantis, e também onde ganhou um prêmio acadêmico para “alunos com excelentes habilidades". Depois de Yale, Lupita atuou no elenco principal ao lado de Chiwetel Ejiofor e Michael Fassbender do filme '12 Anos de Escravidão’, que se passa nos anos de 1841, cantando a história de Solomon Northup que mesmo sendo livre, é seqüestrado e vendido como escravo passando por humilhações. A atuação da musa lhe rendeu um Oscar de Melhor Atriz Coadjuvante.

Em 2015, a mexicana estrelou como Mas Kanata no filme ‘Star Wars: O Despertar da Força’, o que lhe rendeu um Saturn Awards como “Melhor Atriz Coadjuvante”. Ainda em 2015, a musa participou da produção teatral ‘Eclipsed’ da autora, Danai Gurisa. Vale lembrar que Lupita voltou ao Quênia em 2015, para defender mundialmente os elefantes com a organização de conservação, WildAid.

No ano seguinte (2016), a peça ‘Eclipsed’ foi pra Broadway, sendo a primeira a estrelar com um elenco completamente negro e feminino. No mesmo ano, a atriz estrelou no filme de fantasia ‘Mogli: O Menino Lobo’ ao lado de Scarlett Johansson. O filme mostra Mogli, um garoto criado por lobos que segue em viagem de auto descoberta. Não poderíamos esquecer que a musa, participou de uma campanha ante-caça no Quênia, onde o governo queniano demonstra sua tolerância zero, com caçadores e contrabandistas.
Foto aleatória, durante o Oscar 2019.

Em 2017, Nyong’o voltou a fazer Mas, na sequencia ‘StarWars: O Ultimo Jedi’. Meus xuxus, em 2017, a Power Girl escreveu um artigo para The New York Times onde contou que seus trabalhos são feitos apenas, com mulheres diretoras ou diretores feministas que não abusam do poder. No mesmo artigo, Lupita contou que o diretor Harvey Weinstein, a assediou enquanto ela estava em Yale. *Gente, se você sofreu, viu ou sabe de alguém que sofre assédio, por favor, denuncie. Isso pode causar feridas internas irreparáveis, o assédio é crime e com certeza, a roupa não é a culpada, mesmo que o individuo esteja só de roupas intimas, ainda assim, ninguém tem o direito de o assediar.

Em 2018, Lupira Nyong’o estrelou como Nakia no filme de ficção cientifica ‘Pantera Negra’ que tornou-se um dos filme de maior sucesso de bilheteria em todos os tempos, com o valor em torno de 1,3 bilhões de dólares. Não vamos esquecer que, ela teve que aprender artes marciais e judô para a atuação. Não poderia esquecer de mencionar o irmão da atriz, o ator Junior Nyong'o e toda a família da musa que tem uma boa relação e meus xuxus, não vamos deixar passar um SUPER fã clube brasileiro dedicado à musa, com fotos e informações atualizadas, que tem grande mérito deste post estar completo.

Lista de participações da atriz.
2008    East River
2013    12 Years a Slave
2014    Non-Stop
2015    Star Wars: The Force Awakens
2016    Queen of Katwe, The Jugle Book
2017    Star Wars: The Last Jedi
2018    Black Panther, Little Monsters, Avengers: Infinity War
2019    Us, Star Wars: Episode IX

Redes Sociais
Instagram: @LupitaNyongo
Twitter: @Lupita_Nyongo

Redes Sociais (fã clube)
Instagram e Twitter: @NyongoBrasil

Redes Socais (blog)
Instagram e Twitter: @Luana_vitoriiaa
Facebook: /DearPorLuanaVitoria

Kiss
Posts Anteriores: Emily Blunt 

Nenhum comentário:

Postar um comentário